h1

KeyChest, uma boa forma de gerir direitos autorais.

29/01/2010

A Disney se prepara para lançar conteúdos online, com direitos feridos por meio do sistema KeyChest, que possibilitará aos usuários de conteúdos online terem acesso à várias formas de disponibilizaçao da obra pagando por uma única licença, ou seja, o consumidor de determinado conteúdo poderá, por meio de uma chave feita por uma seqüência de números, acessar o conteúdo comprado em diversas mídias ou devices diferentes, por exemplo iPods, Telefones, Blue ray, etc.

Essa forma de gestão de uso dos conteúdos, inicialmente, parece muito melhor que os conhecidos DRMs, pois a licença vale para todas as formas de aparelhos em que o conteúdo esteja disponível para utilização, ao passo que os DRMs dependem de cada aparelho para que suas mídias ou conteúdos possam ser exibidos.

Parece-nos uma grande e acertda idéia, uma vez que o modelo de negócio proposto possibilita uma fácil gestão dos direitos autorais, já que o contrato com os titulares já prevê a remuneração por cada forma de distribuição do conteúdo, restará agora apenas aos players do mercado que cheguem a um valor adequado para a autorização de uso.

Os DRMs impediam o livre uso dos conteúdos, pois ficavam restritos a determinados aparelhos que utilizassem ou não aquela tecnologia, o que gerou para os Players problemas de distribuição de conteúdo e até mesmo de âmbito consumerista, com demandas por impossibildade de fruição de alguns suportes ou devices.

Em compensação, o KeyChest vai possibilitar o livre, justo e remunerado uso dos conteúdos, o que em primeira análise poderá inclusive diminuir a incidência de busca e distribuição de conteúdo desautorizado na web, haja vista que se o consumidor é detentor de uma licença “personalizada” ele poderá fruir do conteúdo onde e como quiser.

Como forma de distribuição de conteúdo e controle de direitos autorais parece-nos uma excelente forma de gestão dos direitos autorais gerados com a venda dos conteúdos. Do ponto de vista de um businesscase, só o tempo e o mercado dirão.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: