h1

De quem “É o Pet”????

09/12/2009

O G1 noticiava hoje o “debate”  sobre a autoria do funk “É o Pet”. A matéria dava conta da alta quantidade de vezes que o funk toca nas rádios e narrações de jogos toda vez que o jogador estava com a bola. Como toda obra tem um autor, seja ele conhecido ou não, a reportagem busca o autor, ou autores, do funk “É o Pet”.

Mc Robibho e DJ Mortadela diziam ter criado o funk a partir do gol olímpico do jogador contra o Atlético Mineiro, no Mineirão. Já o grupo Os Havaianos, dizem na reportagem que a música surgiu como adaptação de uma música anteriror, que tinha como refrão “É um pente, é um pente”.

Nesse debate chamou atenção a declaração de um dos músicos que seria um dos autores do Funk, ao ter dito à reportagem que “Às vezes duas pessoas podem ter a mesma idéia em lugares diferentes, isso acontece. Mas estamos com a consciência tranquila, não vamos ficar discutindo por causa de música”.

Tudo bem que podem existir obras semelhantes, no caso Funk(s) parecidos, mas um músico dizer que não vai ficar discutindo por causa de música?!

O tema da autoria é importante para um músico, pois é sua forma de remuneração, seu direito laboral. Acredito que essa falta de pretensão em ser reconhecido com autor do Hit se deva à repercurssão mediana da música. No entanto, vale lembrar que músicas como essa podem disparar em execuções e audiência, principalmente no período de Dezembro à Fevereiro, ou seja, período de festas. A própria reportagem chama a música de “Hit do Verão”.

Lembro que a “Éguinha Pocotó” foi Top no Carnaval no ano em que foi lançada, assim como Mc Leozinho com “Se ela dança eu danço” conseguiu chegar entre os 50 autores com mais rendimentos no Carnaval de 2007, segundo dados do ECAD.

Por isso acho que o desinteresse pela autoria do Funk não deve durar muito, a não ser que o Pet não renove com o Flamengo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: