h1

Wikipedia….Já deu???

24/11/2009

 Um dos ícones da internet colaborativa, o exemplo clássico de Web 2.0 e informações em 360º pode estar chegando ao fim. Ainda não se sabe ao certo se será apenas uma ameaça, ou se a Wikipédia sofrerá da moderna efemeridade tecnológica.  A Wikipédia, hoje a maior enciclopédia online do mundo, pode estar se deparando com seu maior desafio até então, a possibilidade de ficar na mesmice, estagnada.

Criada em 2001, com intuito de possibilitar o acesso irrestrito e atual de informação das mais diversas áreas do conhecimento, e por que não dizer curiosidade, a Wikipédia hoje sofre de “diminuição de ritmo colaborativo”, ou seja, cada dia menos colaboradores postam novas informações, atualizações e temas na maior enciclopédia online do mundo. Bruno Ferrari, em reportagem para a revista Época, comenta que no início a Wikipédia crescia exponencialmente, com cerca de 820 mil pessoas contribuindo com verbetes, correções ou complementos. Afirma a reportagem que o ápice foi o ano de 2007, quando a média era de 2.200 verbetes publicados a cada dia.

No entanto, em agosto de 2009, essa média de crescimento havia recuado para 1.300. A enciclopédia on-line, que na versão em inglês ultrapassou a marca dos 3 milhões de verbetes em agosto, já não cresce exponencialmente.

Acredita-se que em 10 ou 15 anos a Wikipedia, como conhecemos hoje, poderá deixar de funcionar e até mesmo de existir, extinguindo-se como diversos outros fenômenos da internet que da noite para o dia, simplesmente foram esquecidos.

O impasse parece estar na quantidade de “bloqueios” e filtros utilizados para asegurar a veracidade e qualidade das informações postadas no site e a diminuição do perfil de indivíduos que se disponibiliza a contribuir, que foi apontado como público de nível universitário, masculino e que atua e interage com a Web. 

Nesse aspecto, o que mais nos chama atenção são os riscos que correm os limites da colaboração como modelo de negócio, pois a quantidade de filtros ou ferramentas para a manutenção da qualidade e veracidade das informações,   acreditamos que seja um bloqueio natural e previsível, mas o desinteresse ou diminuição dos usuários com perfil de colaboração para o crescimento informativo da internet, isso sim pode ser o início de uma mudança no que hoje conhecemos por Web 2.0.

Anúncios

One comment

  1. Como colaborador desta importante inciclopédia virtual,sinto muito meu amigo dizer que não acredito no fim deste importante banco de dados.



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: