h1

O perigo dos sites .CM.

20/09/2009

Os que desavisadamente passaram os olhos no título, foram vítima da mesma ilusão que os internautas que procuram endereços .COM.

Essa vem se demonstrando uma costumeira ferramenta de desvio de clientela, violação marcaria e concorrência desleal utilizada na internet, sem que se fale dos sítios eletrônicos que não pretendem obter lucro às custas do sucesso da marca de outrem, mas simplesmente instalar bugs ou sofwares Cavalos de Tróia no computados dos indivíduos inadvertidamente acessem esses sítios eletrônicos, hospedados nestes domínios de 1º nível.

Os domínios de 1º nível .CM são aqueles utilizados por Camarões, ou seja, assim como, por exemplo, o Brasil utiliza os domínios .COM.BR, o Reino Unido os domínios .UK e Itália os domínios .IT, Camarões utiliza os domínios .CM, que são indiscutivelmente similares aos .COM. Além de similares, os domínios .CM possuem uma característica natural muito utilizada pelos grileiros digitais, a falha ou erro de digitação

Grande parte das armadilhas em sítios eletrônicos encontram-se camufladas na espreita de um erro de grafia, datilografia do internauta, tais como uma letra ausente ou uma letra duplicada. Nesse caso, quase que natural, é maliciosamente utilizada pelos vilões digitais, de forma que permitam que internautas equivocadamente, ou consumam em suas pseudo grandes marca ou percam seus dados pessoais por meio da contaminação de seus computadores por meio de arquivos ladrões de dados.

A primeira e usual recomendação que se deve aplicar a estes casos é o depósito do titular da marca de seu domínio junto ao órgão responsável em Camarões, de forma a evitar que terceiros de má-fé o façam.

O Governo de Camarões chegou a conceder um período de janela para que os titulares de grandes marcas tivessem a prioridade no depósito de suas marcas como nomes de domínio junto aquele país, no entanto este período findou-se em 14 de julho de 2009.

Por isso a solução agora que se mostra mais eficaz é a corrida para depósito junto ao Escritório de Camarões, pois o país não possui uma política de arbitragem ou métodos de solução de disputas de conflitos de nomes de domínio.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: